Apesar de não ser o primeiro ambiente que nos vem à cabeça quando pensamos na decoração e arquitetura de uma casa, o banheiro desempenha um papel de grande importância em nossos lares. Especialmente, se falando do cenário atual, onde nossas residências também se tornaram nosso ambiente de trabalho.
Você verá, neste blog, que este espaço pode ser cheio de personalidade, e ainda, carregar bem-estar para os moradores e usuários.
Veja a seguir as dicas e inspirações para o seu banheiro.
Iluminação
É com a iluminação que o banheiro irá ser valorizado, afinal um projeto luminotécnico feito pelo arquiteto elevará a experiência e a sensação espacial, trazendo cores e sombras, que poderão gerar diferentes atmosferas em um mesmo ambiente.
Para este ambiente a melhor decisão pode ser investir em duas iluminações, a difusa e indireta.
Assim, você evita sombras ao se olhar no espelho, mas também não perde o clima intimista e confortável.
É importante também se lembrar de colocar uma luz direta na altura do rosto junto ao espelho, para que você tenha uma iluminação boa para se barbear ou maquiar por exemplo. Assim, você evita as sombras que a iluminação acima da cabeça proporciona.
Veja mais sobre a influência da iluminação em: A iluminação ideal de acordo com o seu ambiente (archy.me)
Defina o estilo
A decoração do seu banheiro irá depender muito de qual estilo você prefere, assim será muito mais fácil decidir os tópicos junto ao seu arquiteto.
A decoração do seu banheiro irá depender muito de qual estilo você prefere, assim será muito mais fácil decidir os tópicos junto ao seu arquiteto.
O banheiro no estilo minimalista será aquele que trará simplicidade, sobriedade e despojamento. Sua paleta de cores será mais neutra: branco, preto, cinza e bege. Esse estilo traz o seguinte lema: “O que é supérfluo é desnecessário”. Terá formas geométricas simples e uso abundante da luz natural. A beleza desse tipo de projeto está justamente na limpeza do ambiente e na sua utilidade. É um estilo mais leve, perfeito para quem prefere objetividade e amplidão a excessos.
Mas, se o seu estilo não é esse, não há problema algum, já que na arquitetura, existem alguns estilos para você se inspirar.
Vamos ver brevemente as características mais marcantes de outros 5 estilos arquitetônicos:
- Contemporâneo: luz natural abundante, racionalização do espaço (aliando forma, função, conforto e evitando desperdícios), uso de materiais naturais e não tóxicos (como madeira, porcelanato, mármore, granito), formas irregulares, uso da tecnologia, entre outros.
- Modernismo: formas simples e geométricas (podem ser retas e austeras ou curvas livres e sensuais, como são descritas as linhas curvas de Niemeyer), uso do concreto armado, vidro e aço, simplicidade sem perder o requinte, entre outros.
- Neoclássico: preferência por ambientes monocromáticos de tons mais suaves, simetria, plantas retangulares, uso de materiais nobres (como mármore, madeira e granito), entre outros.
- Industrial: estruturas aparentes (como tubulações expostas), pé direito alto, reutilização do que normalmente não seria considerado como mobiliário ou artigo decorativo, despojamento, ambiente e objetos desgastados pelo tempo, grandes janelas, uso de madeira, concreto e metal.
- Escandinavo: ambientes em tons neutros (principalmente branco), uso de cimento queimado, reutilização de móveis, uso de artigos de metal, uso de cores mais vibrantes (em almofadas, pendentes, vasos, quadros), utilização de tecidos como couro, sarja, linho.
Veja mais detalhadamente sobre os estilos arquitetônicos em: 6 estilos arquitetônicos para você se inspirar – archy.me
Lembrando que nada impede a mistura de estilos, assim, você pode criar algo único de acordo com o seu gosto.
Banheiro: dicas na reforma ou construção
Antes de começar qualquer construção ou reforma, é importante pontuar vários tópicos para evitar qualquer problema durante a obra, especialmente se tratando do banheiro. Isso porque o local requer atenção redobrada, já que se trata de um espaço com diversas instalações hidráulicas. Outro ponto inicial que se deve observar em uma reforma de banheiro são as condições em que ele se encontra (tem vazamentos ou infiltrações?).
Além disso, também é importante analisar os registros e tubulações de água e esgoto, se estão em boas condições, e caso estejam velhas será o momento ideal para que se troque.
Ainda, se atente ao revestimento. Para esse ambiente é recomendado utilizar elementos cerâmicos como azulejos ou pastilhas, dado à facilidade de limpeza e manutenção em razão do ambiente úmido.
No entanto, se já existe uma peça cerâmica, mas quer somente dar uma cara nova, uma saída é a tinta epóxi, ela é ideal para ambientes úmidos, pois cria uma película protetora que impede a infiltração da água na parede, além de ter alta resistência à abrasão.
Outro exemplo de reforma que traz uma cara nova ao ambiente e que não envolve muita obra, é incluir elementos de marcenaria, espelhos ou vidros.
Lembre-se que os materiais precisam ser próprios para umidade e fácil limpeza, a fim de evitar possíveis acidentes com pisos escorregadios.
Uma outra mudança simples é trocar a bacia sanitária antiga por uma com caixa acoplada moderna. Ou então, quem sabe trocar a torneira da pia.
Incluir uma planta de ambiente molhado como a jiboia, é uma boa alternativa, pois a natureza dará um toque especial ao ambiente. Se atente a escolher uma planta adequada para o banheiro e crie um espaço aromatizado com uma vista mais aconchegante.
Vale a pena tirar um momento para pensar em qual efeito você deseja causar, uma vez que qualquer mudança, mesmo que simples, pode alterar nossa percepção de um ambiente.
Hoje você pôde se inspirar e ver algumas dicas sobre o banheiro. Observe bem os projetos e crie algo único em conjunto com seu arquiteto, afinal, seu lar merece um banheiro lindamente decorado e cheio de personalidade!