Imagina ultrapassar o valor do seu orçamento e sua obra ficar absurdamente mais cara? É claro que ninguém quer passar por esse inconveniente com um custo de obras imprevisível.
Seja um projeto de reforma ou construção, ambos com certeza demandam muito tempo e um investimento financeiro alto. Porém, entender o custo de cada etapa de sua obra pode te ajudar a se organizar financeiramente e economizar consideravelmente no final do projeto.
Aqui você vai encontrar dicas de como elaborar um cronograma em um plano de controle de gastos conforme o valor que se espera gastar em cada etapa. Lembrando que o gasto total com materiais não deve passar de 60% e a mão de obra 40% do valor total da obra.
Lembre-se também que o ideal é procurar ajuda de um profissional de arquitetura para desenvolver seu projeto e te orientar. Um arquiteto pode levantar orçamento de seus materiais de acordo com o que cabe no seu bolso sem que a qualidade do seu projeto seja afetado, portanto, pense bem antes de decidir prosseguir com o projeto de reforma ou construção sem o auxílio necessário.
Vamos à estimativa de custos de obra por etapas:
SERVIÇOS PRELIMINARES GERAIS
Nesta primeira etapa, serão custeados os valores de serviços técnicos para o seu projeto, como levantamento topográfico, sondagem, licenças e os próprios projetos. A administração de prestadores de serviços também é encaixada nessa parte do planejamento, então escolha uma equipe confiável de engenheiros, mestres e outros (não se esqueça dos equipamentos de proteção coletivos, também inclusos no orçamento).
Todo o seu terreno será preparado e delimitado, o tapume cercará todo o perímetro para garantir a segurança da obra, a água, energia, telefone e esgoto serão ligados provisoriamente para erguer a estrutura, os transportes e máquinas também serão incluídos nesta parte preliminar.
Isso tudo e muito mais não deverá passar de 20%. Verifique na lista abaixo quais itens se encaixam nos serviços preliminares gerais:
FUNDAÇÕES E CONTENÇÕES
Aqui o trabalho já começa, sabe aquele buraco cavado por maquinários pesados e com uma equipe para fixar pilares de concreto, ferros e outras contenções? Essa etapa deve custar em média de 3% a 11%, como você pode ver na tabela abaixo.
Supraestrutura
A supraestrutura é a etapa que consiste na construção acima do solo, é a base de todo o projeto e uma parte importantíssima para garantir sua segurança e de sua estrutura. Pilares, vigas, lajes e outros são trabalhados aqui.
Como você já deve ter imaginado, é um trabalho um pouco mais complexo do que o anterior, porém essas duas últimas etapas são imprescindíveis para que tudo não desmorone ao final do seu projeto. A dica que eu dou é: esteja atento a essas etapas, converse com sua equipe e fique a par de tudo que está acontecendo.
Nesta etapa da supraestrutura, reserve pelo menos 14% de seu orçamento. Dependendo do terreno, pode aumentar para até 35%, não deixe passar disso!
PAREDES E PAINÉIS
Agora seu projeto já está tomando forma, com toda a contenção e supraestrutura concluídos, chegou a hora de trabalhar nas paredes e painéis. Esta etapa se trata da parte de alvenaria e fechamentos, levantamento das paredes, colocação das portas e janelas.
É claro que tudo depende do tamanho do seu projeto, bem como materiais, então essa parte deve custar em torno de 7% a 20%.
COBERTURA E PROTEÇÕES
Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada…
Nesta etapa, trabalharemos a cobertura do projeto e impermeabilização, ou seja, toda a parte do telhado será construída e passará por alguns cuidados necessários para impermeabilização, afinal ninguém quer uma casa com vazamentos não é mesmo?
Aqui, a estrutura do telhado, as telhas, as calhas, o isolante térmico e/ou impermeabilizante são feitos.
Custando um pouco mais barato, a cobertura e proteções podem variar entre 0,20% a 10,50%.
REVESTIMENTOS
Agora sim, sua estrutura começa a ficar bonita!
O concreto antes à mostra, agora será revestido com os materiais que você e seu arquiteto escolheram para o projeto. Os pisos serão colocados nos chãos internos e externos, os forros colocados no teto, bem como as paredes receberão uma generosa camada de tinta.
Durante essa fase, o barato pode sair caro. O preço pode variar bastante de acordo com os materiais escolhidos para revestimentos, ainda mais se o seu projeto for grande.
Mas se você seguiu todas as etapas aqui listadas fielmente, o seu orçamento de revestimento já foi precisamente calculado lá no começo. De qualquer forma, essa etapa chega a 13,50% e pode ir até 40%.
PAVIMENTAÇÃO
Com as paredes, teto e chão já devidamente pintados, azulejados e com o forro colocado, o que falta agora são os rodapés, soleiras, carpetes, cerâmica e outras pavimentações especiais.
Esta etapa também depende muito dos materiais escolhidos e os preços podem variar bastante, entretanto deve ficar entre 4% a 28%. A cerâmica, inclusive, é o material com custo mais elevado em comparação aos demais, cuidado ao escolher esse tipo de material.
INSTALAÇÕES
A esta altura, a ansiedade com certeza está bem grande. O projeto está quase finalizado, todas as pavimentações foram concluídas, os revestimentos estão finalizados há um tempo, e a estrutura de seu projeto está firme e forte.
Parece estar pronto para morar? Não, ainda faltam instalações essenciais!
Parece simples mas para ser bem sincero, ainda tem bastante trabalho pela frente. As instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias, telefônicas, bem como a climatização, os elevadores, enfim, tudo o que precisa ser instalado vem agora.
Com um custo mais alto que as demais etapas, mas tão importante quanto as outras, a parte de instalações precisa de atenção e cautela. Um deslize pode prejudicar a estrutura, seja iniciar um incêndio durante a instalação elétrica, ou o elevador desabar, uma inundação ou vazamento durante a instalação hidráulica, até um vazamento de gás.
Por isso sempre reforço o quão importante é a contratação de profissionais de sua confiança, uma vez que a sua segurança pode estar em jogo, e de seu projeto também, já que pode ir literalmente por água abaixo.
A etapa das instalações tem um custo mais elevado, ocupando cerca de 16% mas podendo atingir até 42%.
COMPLEMENTAÇÕES
Aqui, como o nome já diz, são as complementações para finalização e entrega da obra.
Durante a execução de um projeto de obra, é possível que detritos, restos de materiais e fluídos possam sujar o ambiente, uma limpeza profunda é necessária para entregar o projeto em ordem.
Além disso, com as instalações concluídas e funcionando perfeitamente, já podemos ligar definitivamente a água, energia, gás e demais necessidades.
O custo aproximado das complementações pode variar entre 2,50% a 6%.
INFRAESTRUTURA E URBANIZAÇÃO
Seu projeto não precisa necessariamente passar por toda esta etapa, talvez alguns itens que tenham faltado durante a obra sejam ajustados agora, porém pode ser que outros não sejam necessários.
Considere como etapa adicional se algum desses itens estiver faltando em seu projeto:
Agora que você já sabe quanto investir em cada etapa, bote seu planejamento no papel e mãos à obra! Não esqueça de pedir orientação a um arquiteto de confiança para evitar imprevistos durante a obra.