10 dicas para transformar sua sala de estar

10 dicas para transformar sua sala de estar

Dicas para sua sala de estar

10 dicas para transformar sua sala de estar

Você concorda que a sala de estar é um dos cômodos mais importantes do lugar onde vivemos? Nela recebemos visitas, amigos e familiares para confraternizações e celebrações, mas também é o lugar onde podemos relaxar no conforto do sofá e maratonar uma série, por exemplo.

 

Assim, é preciso que a disposição da sala de estar cumpra com todas essas funções!  

 

Mas não basta apenas deslocar os móveis e encostá-los contra a parede, acrescentar uma mesa de centro e um abajur, pois a falta de planejamento pode prejudicar a funcionalidade da sala de estar.

 

Hoje separamos 10 dicas de decoração e funcionalidade para você transformar a sua sala em um ambiente versátil e aconchegante. Vamos lá?

1. Mobília

A harmonização e funcionalidade de um ambiente depende muito da disposição dos móveis, como já falamos anteriormente. 

 

Mas imagina só mudar todos os móveis de lugar sem um planejamento, e no final ter que voltar todos eles ao seu local de origem, pois não ficou legal ou o espaço ficou pequeno? É uma dor de cabeça, né? 

 

Aqui vai uma dica valiosa para você que pretende dar outra cara à sua sala de estar por conta própria: tire a medida de todos os móveis, faça um esboço em um papel com o formato do seu cômodo e veja se a sua ideia é possível de ser colocada em prática! Você vai ver como vai facilitar na organização. 

 

Se você prefere evitar tanto trabalho, opte por mudar apenas um ou dois itens de lugar, ou acrescentar outros. Isso já emite uma percepção diferente do espaço.

Sala de estar minimalista

2. Móveis multifuncionais ou reforma de móveis

Que tal uma reforma nos móveis que já compõem a mobília da sua casa para uma boa repaginada sem gastar tanto? Aquele sofá que você já enjoou da cor, trocando o estofado é possível mudar a sua cor e textura, dando aspecto de um móvel novo. 

 

Ainda dentro da ideia de reforma, temos o chamado upcycling. Essa não é uma prática nova, porém atualmente acabou ganhando mais a atenção por motivos econômicos e sustentáveis. O upcycling é a prática de atribuir novos propósitos a móveis e materiais que poderiam ser descartados.

 

Quer um exemplo? Uma escada de madeira que já não é mais utilizada, pode receber um tratamento e servir de sapateira. Pallets podem ser reaproveitados como base para uma mesa, banco, cadeira, sofá e até cama, além de transmitir um ar rústico e alternativo, também é uma opção econômica. 

 

Porém, se você pode e quer investir um pouco mais, existem vários móveis multifuncionais no mercado que podem deixar sua sala de estar diferente e cheia de personalidade. É o caso das mesas ou camas retráteis, instaladas na parede para serem recolhidas quando não estiverem sendo utilizadas.

A decoração upcycling atribui outra função para itens antigos, como caixotes que viram prateleiras e câmeras que viram adornos para a parede
A decoração upcycling atribui outra função para itens antigos, como caixotes que viram prateleiras e câmeras que viram adornos para a parede

3. Revestimento

As opções anteriores ainda não te deram uma luz para repensar a sua sala de estar? 

 

Talvez o que esteja te incomodando não sejam os móveis, mas sim o revestimento. 

 

Fugir da zona de conforto e considerar uma opção mais ousada de cor para fugir dos clássicos branco e bege, com certeza trará personalidade e um ar bem diferente à sua sala.

 

Se estiver sem ideia ou não puder pintar as paredes, opte por papéis de parede! Atualmente no mercado, você encontra diversos papéis para a parede com textura, tecido ou adesivo, e não há regra para aplicar em todas as paredes. 

 

Apostar nos pisos e no teto pode deixar o visual da sua sala mais despojado, moderno e interessante, mas essa opção requer mais atenção já que não é uma alternativa muito comum e pode causar poluição visual. 

Repare como o revestimento nas paredes dão um charme para essa sala de estar!
Repare como o revestimento nas paredes dão um charme para essa sala de estar!

4. Itens novos de decoração.

Não é preciso muito para redecorar sua sala de estar, o simples fato de trocar as fronhas das almofadas, as cortinas, tapete ou a manta para o sofá, já garante um visual totalmente diferente do habitual. 

 

Quadros, molduras, espelhos e fotografias de tamanhos e formatos diferentes adornam mais a sala, apesar de parecer detalhes pequenos, fazem muito a diferença e trazem vida para o seu espaço. 

 

Atente-se apenas para manter quadro e fotos distantes da TV, por exemplo, pois podem causar confusão e poluição visual. A dinâmica para observação de cada um deles é diferente, por isso mantê-los distante evita que a sua sala fique sobrecarregada. 

Almofadas, cortinas, quadros e decorações novos podem mudar sua sala de estar.
Almofadas, cortinas, quadros e decorações novos podem mudar sua sala de estar.

5. Iluminação.

Esse tópico também merece atenção especial, já que a iluminação é um fator que influencia muito na sensação que o ambiente pode transmitir. 

 

Inclusive, falamos sobre a iluminação em uma matéria especial cheia de dicas e inspirações, clique aqui e confira! 

 

Personalize a decoração da sua sala de estar trocando as luminárias e lâmpadas antigas por outras mais modernas, existem diversos modelos mais duráveis, potentes e de intensidade diferente, além dos famosos RGB que mudam de cor! 

 

No mais, explore a iluminação natural da sua sala de estar. Estude os pontos onde a luz bate em determinados horários, veja qual parte da sala fica mais iluminada e que horas o sol se recolhe. Assim, fica mais fácil otimizar a luz.

Sala de estar com iluminação natural

6. Tapetes.

Porquê colocar tapete em sua sala de estar? Esse material traz conforto e personalidade para seu ambiente, além de ser um ótimo aliado à decoração. Também são utilizados para delimitar espaços e separar ambientes. 

 

Uma dúvida muito comum é quanto ao material, cor e tamanho, então anote: o ideal é manter a distância de 25cm das paredes e seu tamanho deve ser o suficiente para ficar embaixo de todos os móveis principais, ou no mínimo, os pés frontais de cada peça devem estar sobre o tapete. 

 

Além disso, sua cor e padronização são como uma obra de arte que devem conversar com a mobília, a fim de manter a harmonia do ambiente. 

Tapetes são ótimos itens para separar ambientes

7. Televisão.

Ao escolher a TV ideal para sua sala, é preciso tomar cuidado com alguns detalhes. Calcular a altura que o televisor ficará do piso até a base da tela permite que você tenha uma visão ampla e confortável. Para isso, o indicado é que fique 1,20m do piso. 

 

Além disso, escolher o local onde a televisão ficará também pode influenciar a visão, evite deixar próximo ou contra a janela para que a luminosidade não faça muito reflexo na tela. 

 

Outra dica, é o tamanho da TV. Tem um método bem básico para calcular qual o tamanho ideal, veja: 

 

Para telas de 32 ou 37 polegadas, o ideal é que o telespectador fique entre 2,40m e 2,80m de distância do televisor. 

 

Já para telas de 42 e 47 polegadas, a distância muda para 3,20m a 3,60m. 

 

Por fim, as de 52 polegadas pedem no mínimo 4m de distância. 

A escolha e posicionamento da TV influenciam o conforto da sua sala de estar

8. Poltronas e puffs.

Nem sempre os sofás cabem em uma sala pequena, por isso as poltronas são ótimas opções para trazer mais conforto e flexibilidade para uma decoração que pode ser facilmente personalizada! 

 

Aposte em estilos e cores diferentes, e se você busca um móvel que seja de fácil locomoção, opte por aqueles que tenham rodinhas em sua base. 

Puffs e poltronas para sala de estar

9. Prateleiras e nichos.

Faltando espaço para guardar itens pessoais ou decorativos? Não se preocupe, as prateleiras e nichos se tornam fortes aliados na organização e também como divisórias. 

 

Você ainda pode utilizar a criatividade e colocá-los na parede de maneira intercalada, lado a lado, ou em outra disposição que faça sentido com o resto da sua sala de estar. 

Prateleiras e nichos auxiliam na organização e otimização do espaço da sua sala de estar
Prateleiras e nichos auxiliam na organização e otimização do espaço da sua sala de estar

10. Vasos, plantas e vegetação.

Aquela mesinha de centro está muito sem graça e você está sem ideia de como adorná-la para dar mais vida à sua sala? 

 

Os vasos decorativos cumprem perfeitamente essa função, até mesmo para espaços menores. Entretanto, o ideal é que sejam usados com moderação. 

 

Já as plantas, trazem aquele toque de verde que transmite tranquilidade, equilíbrio e leveza para a sua sala de estar. É claro que é preciso analisar o espaço e tomar conhecimento de alguns tipos de plantas, para escolher a que melhor se adeque ao resto da sua decoração. 

 

Algumas plantas que não precisam de tanta luz para sobreviver e são ótimas para ter em sua sala, são a Costela de Adão, Bromélia, Palmeira-rafia, Singônio e Marantas.

 

Suculentas também dão um charme e se adaptam facilmente a qualquer tipo de ambiente! São plantas muito amadas por quem tem rotina corrida, já que não necessitam de regas constantes. Tente plantá-las em vasos diferentes e alternativos, como xícaras e aquários que não estão mais sendo utilizados!

Plantas trazem tranquilidade e equilíbrio para o seu ambiente
Plantas trazem tranquilidade e equilíbrio para o seu ambiente

Bônus: espaço integrado para uma sala de estar ampla

Essa opção é válida para todos os tipos de espaços e serve para otimização do ambiente, praticidade ou apenas estética.

 

Cada vez mais ganhando espaço na arquitetura, o conceito de espaço amplo e aberto fornece uma sensação de amplitude para o cômodo e é um sucesso por proporcionar dinamismo e modernidade. 

 

Além disso, não podemos esquecer da ventilação e da iluminação! Por não haver barreiras entre a sala de estar e de jantar, a circulação do ar flui melhor e a luz natural é melhor distribuída, garantindo um espaço bem mais agradável. 

 

Para esse tipo de espaço, os móveis dinâmicos que falamos anteriormente no tópico 2 – Móveis multifuncionais ou reforma de móveis, são ótimos aliados se bem instalados em locais estratégicos. Assim como os tapetes, para separar os ambientes, e o revestimento, que também pode cumprir bem essa função. 

Sala de estar e cozinha em espaço integrado
Sala de estar e cozinha em espaço integrado

E aí, gostou das dicas? Com certeza, se você seguir 1 desses tópicos ou mais, o seu ambiente vai se transformar em um espaço completamente diferente e com muito charme, elegância e conforto para você e seus convidados.

 

Siga-nos nas redes sociais para conferir mais conteúdos e conhecer nossos projetos!