Quer reformar? Entenda sobre o projeto de reforma

Entenda sobre os projetos de reforma

Entenda sobre os projetos de reforma

A reforma se equipara quase em totalidade a um projeto de uma residência nova. Dependendo do projeto pode ser necessário modificar tudo, assim realizando serviços de demolição, construção, inclusão de pontos elétricos e pontos hidrossanitários, criação de novos ambientes e adequações necessárias.

Em qualquer um dos casos, uma reforma é bem-vinda. Hoje você verá o passo a passo desse projeto, lembrando que o primeiro passo é sempre contratar um profissional de arquitetura.

Requisito legal para a sua reforma

Falando sobre reformas residenciais, não existe uma lei específica que tenhamos que seguir, quando vamos projetar ou executar uma reforma, mas temos uma norma da NBR, que pode ser um ótimo norte para quem deseja reformar seguir.

 

A norma trata dos requisitos para Reforma em edificações e Sistema de gestão de reformas.


Essa norma diz que as reformas devem ser acompanhadas, planejadas e executadas com a adequada supervisão e controle, garantindo a segurança dos serviços, visando especialmente prevenir a estrutura, que se feita de maneira errônea, pode inclusive levar a um colapso estrutural.

Há uma lista de requisitos formais que devem ser atendidos, sendo eles:

⦁ Preservar os conjuntos de segurança existentes na edificação;

⦁ Apresentar as modificações a serem realizadas que irão alterar a edificação, para que seja analisado em prazo legal;

⦁ Preservar os moradores e os vizinhos da edificação, assim como no caso de dano consequente da obra;

⦁ Detalhar todos os processos, seguindo os requisitos para a execução da obra;

⦁ Aprovação nos órgãos competentes, a depender do registro se aplicável;

⦁ Antecipação de quais materiais, equipamentos ou recursos técnicos e financeiros será necessário para a reforma;

⦁ Preservação da edificação, assim é declarado que a reforma não prejudicará a continuidade dos diferentes tipos de manutenção da edificação, após a obra.

Os requisitos acima deverão ser apresentados por profissional habilitado no plano de reforma, e encaminhado ao responsável legal da edificação antes do início da obra.

Seguir a norma legal fará com que a estrutura da edificação não seja comprometida, garantindo que sua reforma seja realizada segurança e responsabilidade.

Como é feito o projeto de reforma

É com o projeto de reforma que você pode prever como será quando ela estiver concluída, prevendo não só a estética, mas também os custos financeiros e os equipamentos a serem utilizados.


Primeiramente, você deverá comunicar seu arquiteto sobre quais serão as reformas desejadas, e ele irá analisar o projeto original do imóvel para dar o veredito se será possível tal modificação.

 

Será identificado todos os pontos além dos estruturais, como os sistemas elétricos, hidráulicos, de iluminação e acabamento.

No caso de uma modificação estrutural, uma construção em área anexa ou extensão de ambiente, se faz necessário entrar com um pedido formal junto à prefeitura, que deverá aprovar para se dar início a obra de reforma.

Após a análise, é feito um orçamento onde será detalhado a previsão de custos para dar início a obra, com a aprovação, poderá se determinar o cronograma de obras, onde se lista todos os serviços a serem feitos, incluindo-se os prazos para que nada saia de imprevisto.

Observe como o cronograma deve ser:

Cronograma de reforma

Para entender melhor sobre os custos de cada etapa de uma obra, acesse: Qual o custo de obras por etapas 2021.


Assim, com o início da obra, o arquiteto deverá acompanhar a obra para que sua execução seja conforme o planejado.

Planejando do chão ao teto

Geralmente, a reforma se inicia com a demolição dos pisos e paredes, reprogramação do sistema elétrico e hidráulico, então o revestimento, a instalação da iluminação, a pintura, limpeza e, não menos importante, a decoração.

Se você deseja algo que tenha durabilidade e qualidade, saiba que a pressa é inimiga da perfeição, logo, tome um tempo para conversar abertamente com seu arquiteto, planejando cada detalhe, não pensando somente na beleza da decoração, mas também na funcionalidade.

A beleza é algo subjetivo do próprio proprietário, sendo a junção do design, material e estrutura. Para uma decoração funcional deve-se levar em conta o conforto, acessibilidade, praticidade e segurança.

Determine o piso ideal para cada ambiente, essa é uma ótima forma de diferenciar os cômodos e criar espaços especiais para cada funcionalidade. Imagine o que você deseja com aquele ambiente: será para receber as visitas? Têm crianças em casa? Precisa ter resistência à umidade?

Caso a reforma se dê em um apartamento pequeno, por exemplo, o melhor é escolher o mesmo piso para todos os ambientes (isso dará amplitude), exceto é claro, para os cômodos que sofram a ação da água, como o banheiro e a cozinha.

Se seu imóvel é alugado uma boa opção é o piso vinílico, já que não é uma mudança permanente.

Os móveis planejados são uma opção excelente, uma vez que são desenhados para atender suas necessidades, diferentemente dos móveis prontos, que podem ficar deslocados no seu espaço disponível.

Com os móveis planejados, você poderá determinar não só seu modelo, mas também sua cor e textura, dando asas para a sua criatividade.


Seu arquiteto não se atentará somente em planejar seus móveis, mas também a distribuir da melhor maneira, afinal o ambiente pode mudar completamente a depender da maneira como você utiliza seu espaço.

Imagine ter que lidar todos os dias com um zig-zag pela casa ou com os hematomas de se esbarrar nas quinas dos móveis? Péssimo demais para o ambiente que deveria ser nosso refúgio de paz.

Para a reforma do quarto aposte em tons pastéis e já verá uma mudança no seu humor, já que é um dos ambientes que mais passamos o tempo e logicamente influência nas nossas emoções. Aposte também em uma iluminação mais quente para esse ambiente.

Está em dúvida quanto a iluminação? Confira a matéria falando sobre iluminação ideal de acordo com o seu ambiente 


Para a reforma da cozinha, aproveite para retirar todos os utilitários que você não utiliza mais.

 

Para saber mais sobre a reforma do cômodo da cozinha, projeto de interiores e dicas, clique aqui. 


Para o cômodo da sala, priorize o conforto, e invista em acessórios como vasos de plantas, quadros, entre outros para dar um toque único e íntimo. Utilize o sofá como uma estrutura para separar cômodos se for o caso, ou então uma bancada americana ou uma ilha na divisa com a cozinha, para ambientes com pouco espaço.

Se você pretende reformar sua área de lazer, confira inspirações e dicas para seu projeto clicando aqui


Seguindo essas dicas você terá um projeto de reforma livre de dores de cabeça, além de cumprir suas expectativas.


Projeto de reforma concluído? Mãos à obra!