Tipos de piscinas e dicas para escolher a sua

Tipos de piscina e dicas para escolher a sua

Piscina deck madeira

Tipos de piscina e dicas para escolher a sua

Piscina com paisagismo

Atualmente, as piscinas desempenham um papel flexível dentro das residências e moradias brasileiras, sendo um espaço de lazer queridinho pelas crianças e confraternização entre familiares ou amigos, mas também atuando como um item imprescindível nos momentos de relaxamento ou práticas esportivas. 

 

Hoje vamos falar um pouco sobre paisagismo, piscinas naturais e ainda te dar algumas dicas para escolher a piscina ideal, então continue lendo.

Paisagismo

Para auxiliar a ambientação do espaço ao redor da piscina, um projeto paisagístico é ideal para somar à harmonização do espaço, trazendo o equilíbrio necessário entre a área aberta e os elementos ao redor.

O paisagismo não vai se comprometer apenas à adição de folhagens e verde no ambiente, uma vez que é preciso todo um estudo prévio e análise da ambientação, como ter conhecimento do solo, clima, incidência de luz solar e outros fatores para que sejam determinadas as espécies, além de, é claro, compreender a necessidade e a função daquele espaço.

Palmeiras, árvores, arbustos, suculentas, vegetação rasteira ou grama, esses elementos naturais trazem uma grande variedade de cores e texturas, que, quando combinados, podem trazer o toque de personalidade que falta no ambiente.

Os muros acinzentados podem ser cobertos por trepadeiras, enquanto um canto da piscina pode oferecer sombra através das folhas largas de uma palmeira. A criatividade é sua maior parceira. 

Inclusive, um tópico que podemos trazer à tona em relação a esse assunto e que abordaremos com mais afinidade logo abaixo, são as piscinas naturais.

Entenda as vantagens desse tipo de piscina abaixo.

Piscina em gramado

Piscinas naturais

Aliado ao paisagismo, as piscinas naturais podem se tornar seu pequeno ecossistema natural dentro de casa. Esse elemento torna o ambiente um espaço recreativo mas ao mesmo tempo contemplativo, visto que abrigam vida em seu interior, como plantas e até mesmo algumas espécies de peixes.

 

Também chamadas de piscinas biológicas ou ecológicas, recebem esse nome pela ausência de produtos químicos. 

 

Mas então, como é feita a limpeza desse tipo de piscina?

 

Cada componente no seu interior tem uma função similar ao de um lago: as pedras ou areia prendem as impurezas na água, a vegetação é responsável pela filtragem e os peixes cumprem com a limpeza, principalmente quando se trata de larvas e insetos. Dessa forma, é dispensável a necessidade de produtos químicos, tornando a piscina natural autolimpante, sustentável e ecológica. 

 

A escavação precisa ser de no mínimo 1,50 metros de profundidade, logo após é aplicada uma cobertura geotêxtil e manta de borracha atóxicos para reter a água. A partir daí são colocadas pedras ou areia.

 

Inclusive, há um novo conceito em piscinas que está se tornando tendência, estamos falando das piscinas revestidas de areia compactada, que passam a impressão de uma praia natural. O material é antiderrapante, versátil e ainda valoriza o seu imóvel.

 

É possível acrescentar um sistema de filtragem para evitar o acúmulo de folhas -mantendo a água cristalina- e também usar bombas hidráulicas para manter a água sempre em movimento. Além disso, essa mesma água pode ser reutilizada para irrigar plantas ou horta. 

 

Se você gosta de ousar, que tal integrar a piscina natural com o cultivo de peixes e hortaliças? O sistema aquaponia, o qual chamamos, trata-se de um sistema de recirculação da água e não é muito complexo de ser feito, é prático e não agride o meio ambiente -pelo contrário, ajuda a natureza-. 

 

E aí, se interessou pelas piscinas naturais? Estudos mostram que o contato com a natureza contribui para o nosso bem-estar, pois auxilia a reduzir o estresse e a ansiedade. Com um projeto desses, você nem precisaria sair do seu cantinho para estar em contato e contemplar a fauna e a flora.

Lago artificial piscina natural

Piscinas com borda infinita

Esse é um tipo de piscina que também vem ganhando bastante popularidade nos lares brasileiros, apesar de pouco tempo atrás ser visto apenas em resorts.

 

O principal detalhe dela é sua borda que transmite a impressão de uma piscina que não tem fim, se misturando com o cenário e interagindo com os elementos externos. Por esse motivo, é importante investir em um cenário e paisagismo adequados.

 

Existem dois tipos de borda infinita: o primeiro onde a borda é mais baixa e a água cai em outro reservatório, que depois retorna para a piscina, e o segundo onde a borda é projetada inclinada de dentro para fora.

 

A dica principal para você que pretende realizar esse projeto: atente-se à inclinação do seu terreno e a posição do sol. Piscinas com bordas infinitas são ideais em lugares mais altos, pois proporcionam uma vista panorâmica. Com toda a certeza, essa vista que você poderá apreciar do pôr do sol será uma das mais belas que você poderá se recordar, e o melhor de tudo, sem sair de casa! 

 

Se esse projeto ultrapassa seu orçamento, opte pela piscina com borda infinita sem o retorno da água, ou seja, sem o uso da motobomba. Com essa versão simplificada e econômica, o excesso de água transborda em um recipiente externo com pedras no fundo, necessitando apenas o reabastecimento quando o nível estiver abaixo do normal. É basicamente a mesma coisa, porém sem que a água retorne à piscina por conta própria.

Piscina com borda infinita
Piscina com borda infinita. Fonte: Unsplash

Dicas para você escolher a cor da sua piscina

Todo mundo gosta de uma água cristalina, não é? Mas você sabia que diversos fatores podem alterar a cor da sua água?

 

Dentre eles, podemos citar a luz, que provoca variedade na tonalidade da água a depender de ser natural ou não, por exemplo, uma piscina em espaço coberto possui um tom totalmente diferente de uma piscina exposta à luz do sol. Além disso, podemos considerar também a sombra, profundidade, o ambiente e o paisagismo ao redor, e também os elementos que compõem o cenário.

 

É claro que a cor predominante nas piscinas seja o azul, porém a profundidade dita o quão escuro ou claro será. Piscinas com menos de 50cm de profundidade apresentam água mais transparente, enquanto as mais profundas mostram um azul escuro. 

 

No caso das piscinas naturais, como falamos anteriormente, a areia resgata a aparência paradisíaca de uma praia ou lago. Em regiões ensolaradas, as cores claras ajudam a destacar os itens decorativos internos e externos que circundam a piscina. 

 

Tons acinzentados podem lembrar bastante o mar, e a cor preta no fundo da piscina é ótima para reter o calor na água durante o dia, além de ser um ótimo espelho refletor do ambiente ao redor.  



Piscina em área de lazer com deck de madeira

Confira nossos projetos de paisagismo e áreas de lazer!

Agora que você já sabe sobre as piscinas, que tal fazer um orçamento sem compromisso conosco? 

 

A piscina dos seus sonhos pode estar mais próxima do que você imagina, e o projeto ainda cabe no seu bolso. 

 

Siga-nos nas redes sociais para mais dicas rápidas e entre em contato pelo nosso WhatsApp para garantir sua área de lazer com piscina e paisagismo!