Você precisa conhecer as etapas de um projeto arquitetônico

As 7 Etapas De Um Projeto Arquitetônico: um guia básico para te auxiliar

Etapas de um projeto arquitetônico

As 7 Etapas De Um Projeto Arquitetônico: um guia básico para te auxiliar

Você já tem o terreno e uma ideia de como quer sua casa ou local de trabalho, mas ainda falta uma coisa: o projeto arquitetônico. Ao contratar o arquiteto, uma série de etapas é apresentada e quem não entende do assunto pode ficar meio perdido. Estudo preliminar, anteprojeto, projeto legal, projeto executivo… Para quem é leigo, são muitos nomes e isso pode ser confuso, então viemos lhe dar uma luz sobre o tema.

Primeiro vamos elencar as etapas:

    • Definição dos objetivos e conceitos
    • Levantamento de dados
    • Estudo preliminar
    • Anteprojeto
    • Projeto legal
    • Projeto executivo
    • Assessoria para aprovação de projeto
Infográfico das etapas de um projeto arquitetônico
Infográfico das etapas de um projeto de arquitetura

Agora que você já sabe quais são as etapas do projeto, vamos destrinchar cada uma delas.

Definição dos Objetivos e Conceitos do Projeto Arquitetônico

 

Antes de mais nada, é preciso saber o que o cliente quer, os objetivos do projeto: finalidade da edificação, número de cômodos e pavimentos, os custos, a metragem etc. 

 

Nessa primeira fase é possível ter uma ideia do que pode funcionar ou precisa ser adaptado.

Primeira etapa de um projeto arquitetônico
Primeira etapa de um projeto arquitetônico

Levantamento de Dados para o projeto arquitetônico

Segunda etapa do projeto de arquitetura
Segunda etapa do projeto de arquitetura

 

 

Também chamada de briefing, essa etapa é destinada à coleta de dados do terreno, que compreende o levantamento topográfico e planialtimétrico, e também à análise da escritura, planta (se for uma reforma) e também das questões legais do projeto arquitetônico.

Estudo Preliminar

No estudo preliminar é analisado o que influencia no terreno, como a orientação solar, as correntes de vento, os pontos fortes do local (como vegetação, vistas privilegiadas etc),  e também a durabilidade dos materiais e o custo-benefício.

Precisa de um home office silencioso e o terreno fica próximo a uma rua movimentada? Quer uma piscina ou um jardim que precisa de muito sol? É uma região costeira e precisa de materiais que sejam resistentes à brisa do mar? É nessa etapa que esses detalhes são pensados e o projeto começa a tomar forma.

Estudo de localização solar em residência

Anteprojeto

Agora é a hora de esboçar o projeto. São elaboradas as plantas, a distribuição dos ambientes, o projeto estrutural, projeto elétrico, projeto hidrossanitário, se é necessário ou não um preventivo de incêndio, a fachada principal, os acabamentos, enfim, o esqueleto técnico da obra. Definir os detalhes e modificar o que deve ser modificado ou adaptado.

 

A respeito das plantas, elas são seis:

  • Planta baixa, que é a planta-base do projeto, onde é possível visualizar os cômodos, as medidas de cada ambiente, as portas e janelas etc.
  • Planta de cobertura, que representa a parte superior (telhado). Nessa plantas são colocados todos os elementos relativos ao telhado, como chaminés, calhas, entre outros.
  • Planta de localização, que dá uma visão do terreno como um todo, compreendendo a edificação, jardins, muros, área de lazer etc.
  • Planta de situação, que também dá uma visão ampla do imóvel, mas com a intenção de registrar o entorno do lote. Traz dados como construções já existentes nos arredores, restrições etc.
  • Plantas de corte, que podem ser tanto longitudinais quanto transversais e sua finalidade é dar uma noção mais detalhada de profundidade e altura dos ambientes, portas e janelas, escadas, andares, pé direito alto ou baixo.
  • Planta de elevação, ou simplesmente a fachada. É de extrema importância, pois representa a primeira impressão que o imóvel passará e deve ser bem detalhada.
Planta baixa

Projeto Legal

Com o projeto arquitetônico já esquematizado, chegamos à etapa legal que inclui a elaboração dos Documentos Para Aprovação, destinados à representação das informações técnicas necessárias à análise e aprovação, pelas autoridades competentes, da concepção da edificação e de seus elementos e instalações, com base nas exigências legais (municipal, estadual, federal), e à obtenção do alvará ou das licenças e demais documentos indispensáveis para as atividades de construção.

Etapa legal de um projeto arquitetônico

Imagens Virtuais e Recursos Audiovisuais para o projeto arquitetônico

Nessa parte, é desenvolvida uma simulação volumétrica de um desenho ou projeto arquitetônico produzido em ambiente gráfico-computacional, utilizando modelagem tridimensional. Geralmente é criada por arquitetos, designers, ou desenhistas utilizando um software de modelagem 3D. Esse projeto 3D apresenta níveis distintos de detalhamento, podendo ser meramente esquemática, detalhada ou foto-realística. Também há a possibilidade de trabalhar com animações em realidade virtual ou filmagens para apresentação de forma atrativa, focando nos elementos do projeto arquitetônico.

Projeto arquitetônico 3D
Projeto 3D arquitetônico

Projeto Executivo

Talvez você confunda o anteprojeto com o projeto executivo. Sabe aqueles detalhes que foram definidos e alterados no anteprojeto? Foram o esboço para o projeto executivo. Com a papelada legal devidamente acertada, o esboço é enfim transformado em projeto, já com todas as modificações. É importante ter certeza nesse estágio, afinal pensar em mudar algo a partir daqui pode custar tempo e dinheiro!

Etapa executiva do projeto arquitetônico
Etapa executiva do projeto arquitetônico

Assessoria para aprovação do projeto arquitetônico

Agora, finalmente chegamos na reta final de nosso projeto. Essa etapa envolve, resumidamente, a prestação de uma assessoria por um profissional com conhecimento especializado. A assessoria vai auxiliar em questões técnicas para a aprovação do projeto perante os órgãos de controle. É hora de colher as autorizações dos órgãos competentes, os alvarás e toda a parte burocrática para que a obra esteja de acordo com a legislação. É de suma importância, pois se algum detalhe estiver fora das normas ou não especificado, você perderá tempo com alterações.

Sim, esse é o momento em que podemos dar o nosso projeto como concluído! Se você chegou até aqui, parabéns, agora você está por dentro de todas as etapas e processos de um projeto arquitetônico.

Bônus

Está gostando do nosso conteúdo? Fique ligado, logo mais traremos alguns assuntos referente a outros serviços Arquitetônicos, como:

  • Coordenação e compatibilização de projetos;
  • Execução da obra; 
  • Projetos complementares;
  • Arquitetura de interiores;
  • Arquitetura paisagística; 
  • Relatórios técnicos de arquitetura.

Concluímos assim as etapas do projeto arquitetônico. Seguir à risca esses passos garantirá que você explore todo o potencial do seu terreno com o menor tempo e gasto possível. A contratação de um profissional pode aparentar que encarecerá o projeto, mas o barato sai caro: já imaginou ter que refazer uma parede ou perceber erros visíveis só quando a construção já está em seus estágios finais? Consertar tudo isso demandará mais tempo e dinheiro do que teria sido gasto nas mãos de um profissional. Então, sim, a contratação do arquiteto para elaboração e execução do projeto é de vital importância!

Uma casa não é apenas uma casa, ela é o lugar onde você passará uma boa parte do seu tempo. Ela será parte de você, uma extensão sua. E construí-la com o devido cuidado garantirá que sua interação com o espaço seja natural, reconfortante e revigorante.

 

E aí, como está o seu projeto? Já pensou nos estilos arquitetônicos que melhor encaixam na sua personalidade e objetivo e nas maneiras mais sustentáveis de executar isso? Entre em contato com a Amauri Berton Arquitetura e transforme seu sonho em realidade!

 

Quer saber mais sobre algum assunto não listado acima? Deixe um comentário ou entre em contato através de nossas redes sociais, será um prazer te ajudar!